Terapia gênica
NARDI NB, TEIXEIRA L AK, SILVA E FA, Ciência & Saúde Coletiva, 7(1): 109-116, 2002
"A possibilidade de descrição genética do homem representa talvez o último nível de uma busca de autoconhecimento que teve início há milênios. O conhecimento dos genes responsáveis por características normais ou patológicas permite a plena aplicação dos princípios da medicina genômica, que deverá modificar os procedimentos médicos no diagnóstico e tratamento de várias doenças e onde se inclui a terapia gênica. Em doenças causadas por mutações gênicas, a introdução de um gene normal poderá reverter o quadro clínico."
"Apesar do acúmulo de conhecimento sobre a constituição genética do homem e as metodologias para a manipulação gênica, a aplicação da terapia gênica como uma rotina clínica tem esbarrado em diversos problemas de ordem técnica. Transferência gênica é um termo que inclui todos os procedimentos que visam à entrada de algum material genético em células-alvo. O material genético a ser utilizado em experimentos de transferência gênica é mais comumente encontrado em duas formas: na forma plasmidial, onde um gene de interesse é inserido em um plasmídio de expressão eucariota, promovendo assim a síntese da proteína desejada nas células ou tecidos alvos, ou na forma viral, onde o transgene substitui regiões gênicas de certos vírus. Os métodos de transferência gênica são geralmente divididos em três categorias: métodos físicos, métodos químicos e métodos biológicos."
"Tanto doenças hereditárias como adquiridas têm sido alvos constantes de estratégias de terapia gênica. "
"Apesar dos diversos protocolos clínicos aprovados para a transferência de genes em humanos, os benefícios reais alcançados até o momento com a terapia gênica são frustrantes e estão muito aquém das propostas iniciais. Os métodos de transferência gênica disponíveis, ainda que variados, são pouco eficientes e apresentam sérias limitações quanto ao direcionamento celular."
"Finalmente, deve ser lembrado que qualquer mal que possa resultar da pesquisa para a espécie humana não será causado por qualquer descoberta, mas sim da utilização que o homem fizer dela."
Nenhum comentário:
Postar um comentário