segunda-feira, 25 de abril de 2011

PCR - Reação em cadeia da Polimerase

Um método de amplificação de DNA sem o uso de um organismo vivo, por exemplo, bactérias ou leveduras.

Inventada em 1983 por Kary Mullis, que mais tarde ganhou o prêmio Nobel. A partir desse método houve um avanço na genética molecular, pois antes esses procedimentos eram realizados com o cultivo de células.



Kary Mullis

É uma das técnicas mais utilizadas em laboratórios de pesquisas médicas e biológicas para diversas tarefas, como o sequenciamento de genes, detecção de doenças hereditárias, que é a identificação de "impressões digitais" genéticas, construção de árvores filogenéticas, testes de paternidade, diagnóstico de doenças infecciosas e detecção de agentes patogênicos. A PCR encontra sua principal aplicação em situações onde a quantidade de DNA é reduzida.

É um método muito sensível, e deve ser realizado com muito cuidado. Em primeiro lugar, deve-se extrair o material genético da célula ou de outro material a ser estudado (por exemplo: vestígios de um crime) através da eletroforese. Depois de ser extraído o DNA, a este é adicionado uma mistura de bases nitrogenadas ligadas a um três fosfato, os primers, solução tampão e DNA polimerase.

Vídeo feito em homenagem a PCR, óooootimo hehe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário